Tendências de Marketing para 2020
Estamos no primeiro trimestre de 2020 e apesar de as estratégias de marketing já estarem fechadas, pelo menos deviam!, ainda há tempo para falar um pouco sobre as tendências que vão estar este ano em destaque!
Mais importante que falar sobre as tendências de Marketing para 2020 é falar de que forma estas vão interceder no seu negócio e na experiência do seu cliente. A tecnologia e o comportamento do consumir estão constantemente em evolução, por isso é tão importante estas pequenas alterações nas estratégias de ano para ano.
Para ajudar-vos, analisámos várias análises feitas por especialistas e selecionámos aquelas que consideramos serem as 6 maiores e mais importantes tendências a adoptar em 2020 na sua empresa, melhorando o seu marketing e a sua estratégia.
Principais tendências do marketing digital em 2020
Muita coisa vai acontecer em 2020, algumas delas já estavam até a ser uma referência em 2019, mas só agora é que ganharam dimensão suficiente para ser falado como tendência. Analisámos aquelas que consideramos as mais importantes tendências do marketing digital em 2020 para vocês.
No último ano já se falou de ferramentas de chat, como o Messenger, WhatsApp ou Telegram, também já se referiu a importância do vídeo para o marketing da sua empresa. Até o marketing de Influência, vulgo influenciadores digitais, foram um assunto a debater durante grande parte do ano, porém em 2020 estas 6 tendências vão tornar-se essenciais para todos os negócios que queiram vingar, perante a sua concorrência.
Pesquisa por Voz
Não é novidade nenhuma o uso de voz para controlar smartphones ou outros gadgets em casa, seja através da Siri ou Alexa, principalmente. Apesar de existirem outras opções, estas são as mais populares neste momento.
A pesquisa por voz já é uma realidade para grande parte das pessoas que usam estas ferramentas, fazendo uso delas para determinar algumas tarefas simples como enviar mensagens, ligar e desligar a luz, entre outras opções. Mas é uma tendência que já surgia nos relatórios do Google Das em 2016, uma vez que existem muitos utilizadores a fazerem as suas pesquisas no google através da voz.
Assim, no que diz respeito às empresas, estas devem estar preparadas para incorporar algo muito importante na sua estratégia, o chamado VSEO, ou seja, Voice Search Engine Optimization! Por isso, as empresas devem ter o cuidado de na construção da sua estratégia de marketing de conteúdo adaptarem o uso das palavras chave relacionadas com o seu produto ou serviço, dando assim ferramentas ao próprio Google para trabalhar as pesquisas por voz.
São tantos os assistentes virtuais já existentes que a tendência é que a pesquisa por voz se torne algo tão natural que irá diminuir a pesquisa por escrito ao mínimo.
Personalização ou Marketing One-to-One
Entregar ao seu cliente exactamente aquilo que ele procura, sem necessidade de lhe fazer um questionário enorme, é um dos maiores desejos de qualquer empresa! Para isso servem todos os softwares de análise de comportamento do consumidor que entregam aos clientes o que eles procuram com base no seu comportamento e de pessoas semelhantes a eles.
É o
que a Netflix, Amazon e até o próprio Youtube e outras redes sociais já fazem. Assim, em
2020, os negócios que conseguirem entregar aos clientes mensagens,
produtos, serviços e conteúdos individualizados, no momento ideal, vão cativar
a atenção do cliente e prender o seu interesse no primeiro segundo.
Esta tendência está ligada com o facto do cliente procurar cada vez mais a experiência do que o produto/serviço em si. Se a sua empresa direcionar ofertas aos clientes que estão já interessados no que tem para oferecer, a probabilidade dele o adquirir é muito maior, para além de melhorar a sua experiência.
Ferramentas de Chat
Os clientes estão cada vez mais exigentes e no que diz respeito ao suporte ao cliente, essa exigência ganha uma escala muito maior, por isso a interação em tempo real é algo que estes procuram cada vez mais. Uma das tendências de marketing para 2020 é estar presente para o seu cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
As ferramentas de chat para os websites, que permitem aos clientes tirarem dúvidas no imediato, fazendo com que eles se sintam parte do processo, acompanhados e a verem as suas dúvidas e necessidades com respostas imediatas.
Além disso, aplicações como WhatsApp e mais recentemente o Telegram, ganharam uma importância muito grande para as contas empresariais, com um aumento significativo de funcionalidades oferecidas pelas mesmas, para melhorar o uso dos consumidores.
As empresas podem usar essas aplicações para um acompanhamento dos clientes, para tirar dúvidas, acompanhamento de pedidos, envios de cupões de desconto especiais, ofertas únicas, entre outras opções. Não quer isto dizer que o e-mail marketing tenha morrido, no entanto tendo em consideração os custos destas aplicações (que são praticamente nulos), pode ser uma excelente alternativa para as empresas.
Marketing de Influência
O Marketing de Influência não é propriamente uma tendência de marketing de 2020, mas os influenciares estão a ganhar cada vez mais peso perante a comunidade, havendo um aumento de procura pelas marcas por estas figuras que se tornaram parceiros de negócio.
Se durante muito tempo as marcas procuravam os influenciares de grande dimensão pela escala possível, a tendência de 2020 é a procura de um marketing de influência muito mais dimensionado, isto é, mais específico e para isso os micro e até macro influenciadores são essenciais.
Quando se fala em micro influenciadores, estamos a falar de criadores de conteúdo com menos de 10K de seguidores nas redes sociais e os macro influenciadores são ainda mais pequenos, com menos de 5K de seguidores. A grande diferença está na relação que estes criadores de conteúdo têm com o seu público, ou seja, conseguem chegar a menos pessoas, no entanto a sua taxa de interacção é muito maior e por norma consegue resultados muito mais visíveis para as marcas, para não falar também que geralmente os custos são muito mais baixos.
Conteúdo em vídeo
A principal função do marketing é chegar ao máximo número de pessoas, interessadas no seu negócio e no seu produto ou serviço. Não quer isto dizer que se vá atingir todo o tipo de pessoas, a todo o momento, em todos os canais possíveis, mas sim ter uma taxa de sucesso muito maior.
Nos dias que correm as pessoas procuram cada vez mais experiências, emoções e fogem aos conteúdos mecânicos e “robotizados”. O uso dos vídeos é uma das maiores e mais importantes tendências do marketing digital para 2020, pois é uma das ferramentas mais fortes na ligação com o cliente.
O vídeo vai humanizar a sua empresa, vai mostrar quem está por trás do seu produto ou serviço e não há nada mais importante para o cliente do que ter noção do que vai comprar. Não é necessário contratar um produtor de vídeo para criar os seus conteúdos, pois o lado humano está acima disso e os clientes até se sentem muito mais perto quando o resultado não é 100% profissional.
O seu cliente vai sentir-se muito mais ligado com a sua empresa, se sentir que do lado de lá do computador existem outras pessoas a tratar dos seus produtos e serviços adquiridos.
Autoridade de Marca ou Branding
Deixámos esta tendência de marketing para 2020 para último por uma razão muito específica. Não é que ela não seja importante, porque é, mas porque não é propriamente uma tendência de 2020, deveria ser sim uma tendência para todos os anos devido a importância dela!
O seu negócio vai ter sempre concorrência, seja de forma directa ou indirecta, mas terá sempre que competir com outras que entregam o mesmo ao cliente, por isso é essencial para o sucesso de um negócio ter uma ou várias vantagens competitivas para se destacarem. No entanto, essas vantagens são cada vez mais difíceis de alcançar. Porque superar a concorrência nunca foi fácil e não será agora, numa era de conhecimento e globalização, que se vai tornar mais fácil, muito pelo contrário.
Então a melhor forma que as empresas têm de se destacar perante a concorrência é com a sua Marca, o seu Branding, ou seja, terá que criar uma estratégia tão boa que vai ficar no “Top of Mind” do seu cliente durante muito tempo! Sempre que o seu cliente pensar que precisa de determinado produto ou serviço (que a sua empresa tem), vai ter que se lembrar de si e escolher, pela qualidade do serviço!
Isso acontece com marcas como Coca-Cola, que mesmo os cliente sabendo que é um produto que não é bom para a saúde, quando se pensa em refrigerante, é a primeira coisa que vem à cabeça! A Starbucks, a Gillete, a Ferrari, entre outras, são marcas que têm a sua autoridade de marca e branding muito bem trabalhado!
A sua empresa tem que seguir os mesmos exemplos e ter uma estratégia que vá colocar a sua marca na cabeça dos consumidores constantemente, isso consegue-se com presença bem delineada no mundo digital e não só, surgindo nos momentos certos!