×

Diferenças entre alojamento web Windows e Linux

Diferenças entre alojamento web Windows e Linux

Qualquer pessoa que esteja a preparar um website pela primeira vez vai ser confrontada com várias decisões, sejam elas a nível de alojamento ou domínio e muitas vezes as dúvidas são tantas que podem levar a escolhas erradas que vão condicionar ou complicar o desenvolvimento do website.

Estas dúvidas, que podem ser esclarecidas pelas empresas de alojamento, são muito comuns entre pessoas que não têm conhecimentos técnicos de informática ou que simplesmente ainda não leram sobre o assunto.

Sabendo que a escolha do alojamento, se é windows ou linux, é uma das primeiras coisas que as pessoas são confrontadas, acreditamos que é algo importante de esclarecer a fim de evitar futuros problemas.

Mas, o que é um alojamento?

Em primeiro lugar é importante esclarecer o que é exactamente um alojamento. Não é um alojamento local, ligado ao turismo, mas em termos práticos é um espaço onde o seu website vai ficar “alojado” durante o tempo contratado à empresa escolhida. Em termos práticos, é um espaço privado, dentro de um servidor, que está ligado constantemente à Internet e que permite assim colocar o seu website online e permitir que seja visitado.

Existem vários tipos de alojamentos, desde os mais simples, até aos mais complexos, sendo que estes devem ser adequados também à exigência do seu website, no presente e no futuro próximo. Se a sua necessidade for de ter apenas o seu website disponível para os seus clientes, praticamente qualquer um poderá ser suficiente, mas se a sua estrutura necessita de plataformas de desenvolvimento mais exigentes, poderá necessitar de outro tipo de servidor, um servidor virtual ou mesmo dedicado.

Diferenças entre alojamento Windows e Alojamento Linux

Antes de começarmos a falar sobre as semelhanças e diferenças entre os dois tipos de alojamento, para que possa escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades, é importante salientar que esta decisão em nada está relacionada com o sistema operativo que está a usar no seu computador ou onde o seu website foi desenvolvido.

Além disso, é importante também mencionar que a nível de apresentação aos visitantes, a forma como o seu website estará disponível, é exactamente igual, seja qual for o alojamento que escolher. As diferenças estão essencialmente ligadas às plataformas de desenvolvimento de base de dadas ou de programação que cada um suporta.

Alojamento Linux

Os planos de alojamento Linux disponíveis pela maioria das empresas de alojamento, são os mais indicados para a grande maioria dos websites.

Estes planos permitem o desenvolvimento da maioria do tipo de websites que os utilizadores necessitam, são eles: blogs, fóruns e até lojas online mais simples. Além disso, estes servidores são também preparados para trabalhar com a maioria das plataformas opensource utilizadas atualmente, como Wordpress, Joomla, Moodle, SMF, Drupal, entre outros. Em alguns casos têm até já softwares que permitem a sua instalação em segundos.

Além de tudo isso, existem ainda duas características muito interessantes do Alojamento Linux, face ao Alojamento Windows, que é o seu preço, uma vez que é um sistema operativo opensource, não tem tantos custos de alojamentos e por isso apresentam sempre planos anuais muito mais económicos. Por último, toda a gestão e controlo é feito através do painel cPanel, extremamente fácil de utilizar, intuitivo e muito rápido, ideal para quem não tem tantos conhecimentos técnicos.

Veja os nossos planos em www.unio.pt/alojamento-web-ssd.

Alojamento Windows

Este tipo de alojamento é utilizado essencialmente para quem precisa de construir e entregar aos visitantes websites muito específicos, baseados em tecnologias Microsoft, como é o caso do ASP e ASP.NET, assim como bases de dados MSSQL. Este tipo de alojamento é bastante flexível no que disponibiliza ao utilizador.

No entanto, ao contrário do que acontece com o Alojamento Linux, é um pouco mais lento, pois poderá ter dificuldade em correr alguns scripts feitos em PHP ou não serem totalmente compatíveis pela plataforma.

Neste caso o painel de controlo é, na maioria dos casos, o Odin Plesk ou Plesk, sendo bastante estável e também com um interface muito fácil de usar, até para os utilizadores com poucos conhecimentos na área.

Por último, é importante referir que é uma tipologia de alojamento mais cara do que o alojamento linux, essencialmente pelos custos de licenciamento e as aplicações usadas.

Qual devo escolher? Linux ou Windows?

Se o seu website é simples, se não irá necessitar de tecnologias específicas para os seus visitantes, então poderá usar o alojamento linux e beneficiar não só de rapidez de resposta como também de preços mais em conta.

Mas se o seu projecto online é mais complexo e precisa de linguagens muito específicas, a melhor solução será optar pelos planos de alojamento windows.

Em qualquer uma das situações, poderá sempre contactar-nos através do formulário de contacto e colocando a sua dúvida, vamos ajudar em tudo o que precisa, entregando-lhe as opções e soluções mais interessantes para as suas necessidades.

Etiquetas:, , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.